O conteúdo abaixo faz uma análise gramatical do atual slogan da Caixa Econômica Federal e foi encontrado no blog do Sérgio Nogueira que diariamente esclarece as dúvidas de redação dos seus leitores. Vale a pena conferir o texto pois ele menciona a famosa licença poética que geralmente é utilizada na publicidade e que sempre gera discussão.
Onde está o erro?
“Vem para a Caixa você também”?
Não é propriamente um erro. O que nós encontramos na frase acima é uma marca típica da língua coloquial brasileira: a mistura de tratamento (segunda com terceira pessoa). Na chamada língua padrão, é mais conveniente que haja correspondência: ou na segunda pessoa (“VEM para a Caixa TU também”) ou na terceira pessoa (“VENHA para a Caixa VOCÊ também”).
Isso deve ser aplicado em textos formais. Em se tratando de uma peça publicitária, assim como na música e na poesia, há liberdades lingüísticas. É a famosa licença poética onde o conceito de certo ou errado não se aplica. O que vale é a expressividade.
Saiba mais sobre licença poética.
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