You need an enemy foi o título da palestra realizada por Pete Favat, CCO da Arnold Worldwide, e Shepard Fairey, artista contemporâneo.
O tema propõe que toda grande história precisa do herói e do vilão, como a dupla Luke Skaywalker e Darth Vader. Sem vilão o herói não tem sentido. A mesma regra vale para as marcas. Com a presença do vilão a marca precisa competir melhor, apostar na criatividade e sair para a luta.
Mas o que a redação publicitária tem a ver com esse papo de inimigo? Simples. Finding a brand’s enemy is a key part of the strategic and creative process. Ou seja, encontrar o inimigo do seu cliente pode ajudá-lo a criar um conceito, um anúncio ou um filme. Enfim, ajuda a ter uma boa ideia.
Confira na prática alguns exemplos e veja como tudo faz sentido.
Inimigo: preguiça, ficar parado e falta de vontade.
Inimigo: o governo Bush, que deixou os americanos sem esperança.
Inimigo: a mentira. Esta campanha chama The Truth.
http://infect-truth.com
Inimigo: a Microsoft e sua falta de novidades e tecnologias.
Fica a dica para quando o seu brainstorm travar. Pergunte Who is our enemy?
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