Anunciante: Revista Piauí
Agência: Loja Comunicação
Diretor de criação: Marcelo Giannini
Criação: Marcelo Giannini, Leonardo Solé e Thiago Moreno
Comercial Fiat Marea Turbo
Em 2014 fizemos um especial de 20 dias apenas com filmes em que o destaque estava na simplicidade da produção, mas com grandes ideias. Encontramos mais um que entra muito bem naquela lista. O filme “Estrada”, criado para o Fiat Marea Turbo.
Título: Estrada (Road)
Anunciante: Fiat
Produto: Marea Turbo
Ano: 1999
Bronze no Festival de Cannes.
Vai ser difícil ficar em casa
Honda XR 200 R. Vai ser difícil ficar em casa.

Até o seu banheiro está dizendo para você tomar um banho de cachoeira.

Até o seu quarto está dizendo para você conhecer aquela montanha.
Não encontrei registros, mas acredito que a agência seja a DM9DDB no início dos anos 90. Se souber, comente confirmando. ;)
Criação publicitária é bem mais do que fazer anúncios: é envolver emocionalmente o consumidor, é vender sonhos e conquistas. É fazer o cliente querer voltar sempre aos produtos e serviços que você vende. É fidelizar.
Ah, e por falar em vendas, sempre tive como lema “a verdade é a melhor vendedora”.
Em minha carreira, já fiz milhares de anúncios; a maioria com excelentes resultados.
Agora veja, por exemplo, este anúncio, publicado numa edição especial de jornais sobre o Dia das Mães.
Esta peça tem uma história curiosa.
Eu já havia criado um texto pungente sobre as mães, falando de amor, dedicação etc. etc. Eis que o Newton Cesar*, diretor de arte, aparece com esta imagem sensacional, porque tem tudo a ver com o cliente (para quem não sabe, é uma rede varejista de itens para o lar).
Sabe o que eu fiz? Joguei o texto no lixo e convenci o pessoal da agência a apresentar ao cliente somente a imagem com o logotipo. Nem o título eu queria no anúncio, mas neste quesito fui voto vencido.
Em todo caso, o anúncio foi publicado com muito sucesso.
* Autor do livro Direção de Arte em Propaganda.
Texto publicado originalmente no site do Zeca Martins.
Confira na biblioteca os livros do Zeca Martins.
Dica de livro
Título: Redação publicitária: a prática na prática
Ano de publicação: 2020 (Segunda edição)
Autor: Zeca Martins
Editora: Almedina Brasil
Capa:

Descrição:
Este é um livro escrito para o professor, o estudante e o jovem profissional de publicidade e Propaganda, e de Comunicação Social em geral. Para o professor, porque foi concebido a partir das exigências mais costumeiras da disciplina e, também, com número de capítulos aproximado ao número de semanas letivas do ano. Para o estudante, porque, aqui, a palavra de ordem é a prática pura e simples. Nada de conceitos excessivamente teóricos e inatingíveis. Nada digno dos deuses. Apenas 140 exercícios os mais variados, todos eles embasados em argumentações respectivas e exemplos de anúncios do mundo inteiro. O desafio principal ao estudante é criar coragem para começar a encarar uma simples folha de papel em branco. E para os novos profissionais, porque poderá servir de manual, de fonte de consulta ou inspiração naqueles momentos em que as ideias travam , quando um quebra-galho é mais do que bem-vindo. Enfim, um livro que não ensina truques, mostra caminhos. De uma coisa o leitor pode ter certeza: após sua leitura, ficará bem mais fácil fazer o texto de um anúncio qualquer.
Sobre o autor:
Trabalho como publicitário há mais de 40 anos. Durante todo esse tempo, sempre fui desafiado a apresentar uma resposta criativa que resolvesse problemas de empresas, através de anúncios.
Depois, percebi que esses desafios me prepararam para estender a criatividade solucionadora de problemas para o trabalho e para a vida, e desenvolvi cursos e palestras para ajudar profissionais de todos os setores de atividade.
Também trabalho como produtor editorial, desde 2006, e já publiquei uns 600 livros de autores independentes, empresas e universidades.
Sou autor dos livros PROPAGANDA É ISSO AÍ! e REDAÇÃO PUBLICITÁRIA – A PRÁTICA NA PRÁTICA, amplamente adotados nas faculdades de Comunicação Social de todo o Brasil. Dá um Google pra você ver.
Biografia retirada do site do Zeca Martins.