Em 2014 fizemos um especial de 20 dias apenas com filmes em que o destaque estava na simplicidade da produção, mas com grandes ideias. Encontramos mais um que entra muito bem naquela lista. O filme “Estrada”, criado para o Fiat Marea Turbo.
Título: Estrada (Road) Anunciante:Fiat Produto: Marea Turbo Ano: 1999
Criação publicitária é bem mais do que fazer anúncios: é envolver emocionalmente o consumidor, é vender sonhos e conquistas. É fazer o cliente querer voltar sempre aos produtos e serviços que você vende. É fidelizar. Ah, e por falar em vendas, sempre tive como lema “a verdade é a melhor vendedora”. Em minha carreira, já fiz milhares de anúncios; a maioria com excelentes resultados. Agora veja, por exemplo, este anúncio, publicado numa edição especial de jornais sobre o Dia das Mães. Esta peça tem uma história curiosa. Eu já havia criado um texto pungente sobre as mães, falando de amor, dedicação etc. etc. Eis que o Newton Cesar*, diretor de arte, aparece com esta imagem sensacional, porque tem tudo a ver com o cliente (para quem não sabe, é uma rede varejista de itens para o lar). Sabe o que eu fiz? Joguei o texto no lixo e convenci o pessoal da agência a apresentar ao cliente somente a imagem com o logotipo. Nem o título eu queria no anúncio, mas neste quesito fui voto vencido. Em todo caso, o anúncio foi publicado com muito sucesso.
Dica de livro Título: Redação publicitária: a prática na prática Ano de publicação: 2020 (Segunda edição) Autor:Zeca Martins Editora:Almedina Brasil
Capa:
Descrição:
Este é um livro escrito para o professor, o estudante e o jovem profissional de publicidade e Propaganda, e de Comunicação Social em geral. Para o professor, porque foi concebido a partir das exigências mais costumeiras da disciplina e, também, com número de capítulos aproximado ao número de semanas letivas do ano. Para o estudante, porque, aqui, a palavra de ordem é a prática pura e simples. Nada de conceitos excessivamente teóricos e inatingíveis. Nada digno dos deuses. Apenas 140 exercícios os mais variados, todos eles embasados em argumentações respectivas e exemplos de anúncios do mundo inteiro. O desafio principal ao estudante é criar coragem para começar a encarar uma simples folha de papel em branco. E para os novos profissionais, porque poderá servir de manual, de fonte de consulta ou inspiração naqueles momentos em que as ideias travam , quando um quebra-galho é mais do que bem-vindo. Enfim, um livro que não ensina truques, mostra caminhos. De uma coisa o leitor pode ter certeza: após sua leitura, ficará bem mais fácil fazer o texto de um anúncio qualquer.
Sobre o autor:
Trabalho como publicitário há mais de 40 anos. Durante todo esse tempo, sempre fui desafiado a apresentar uma resposta criativa que resolvesse problemas de empresas, através de anúncios. Depois, percebi que esses desafios me prepararam para estender a criatividade solucionadora de problemas para o trabalho e para a vida, e desenvolvi cursos e palestras para ajudar profissionais de todos os setores de atividade. Também trabalho como produtor editorial, desde 2006, e já publiquei uns 600 livros de autores independentes, empresas e universidades. Sou autor dos livros PROPAGANDA É ISSO AÍ! e REDAÇÃO PUBLICITÁRIA – A PRÁTICA NA PRÁTICA, amplamente adotados nas faculdades de Comunicação Social de todo o Brasil. Dá um Google pra você ver.
Dica de livro Título: Redação publicitária: sedução pela palavra Ano de publicação: 2015 (Segunda edição) Autor: Celso Figueiredo Editora: Cengage Learning
Capa:
Descrição:
Redação publicitária: sedução pela palavra apresenta, de forma clara e objetiva, as estratégias de persuasão utilizadas pela publicidade. Desconstrói o anúncio examinando as características de cada um dos seus elementos e analisa todos os tipos de anúncio ao mesmo tempo em que correlaciona os aspectos da redação publicitária aplicada a cada uma das mídias. Propõe o uso de diferenciadas estratégias de mensagem para cada situação de comunicação, pois, como afirma o jornalista Matinas Suzuki Jr. ao prefaciar este livro: A comunicação moderna se tornou fragmentária e complexa. Não se pode mais pensar em publicidade apenas intuitiva, fruto da inspiração pura. É necessário conhecer os conceitos, as técnicas e o contexto que levam as palavras certas para a comunicação certa. Ao levar em consideração as estratégias de persuasão do texto publicitário, o autor utiliza-se também das cores e dos elementos visuais como recurso didático, despertando no leitor a consciência da importância de se fazer a leitura de campanhas/anúncios atendo-se não apenas ao texto, mas também à imagem.
Sobre o autor:
Celso Figueiredo Neto é formado pela ESPM, pós-graduado pela UC-Berkeley, mestre pelo Mackenzie e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atuou vários anos como redator publicitário e atualmente presta consultoria em comunicação. É professor pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie onde leciona criação e redação publicitária . Leciona Redação Publicitária na FAAP. Em nível de pós-graduação, é professor de Comunicação em Marketing no lato sensu do Mackenzie. É pesquisador em comunicação com diversos artigos publicados. É autor dos livros Redação Publicitária: Sedução pela Palavra e A Última Impressão é a que Fica e Turbine seu Negócio – Propaganda para a Pequena Empresa. Todos editados pela Cengage Learning.